Modelos de Cartões de apresentação da Ricardo Arts desde 2009. Não foi minha primeira
arte de cartão do meu negócio, pois os de antes eram tão simples e estranhos que
tive vergonha de publicar, mas agora com essa metodologia de compartilhar meus
trabalhos e contar o contexto histórico delas, fiquei mais tranquilo e assim que
encontrar outras versões mais toscas da era das minha aventuras como designer
gráfico, colocarei aqui junto com os demais. Farei apenas uma publicação com
todos os meus cartões ao longo dos anos. E cada um deles teve uma história por
trás também e você vai conhecer ao ler este artigo.
Layout dos cartões que eu mesmo imprimi em 2009! Imagem: Arquivo Pessoal |
Um dos cartões mais sem noção que fiz na minha vida! Olhe essa foto! 🤣 Imagem: Arquivo Pessoal |
Se não estiver enganado, imprimi esse modelo e o anterior em casa na impressora! 🤣 Imagem: Arquivo Pessoal |
Evolução dos Cartões de Apresentação da Ricardo Arts
Eu até que gostei dessa ilustração com o desenhista! Mas, essa logomarca estava realmente sem noção demais! 😒 Eu ainda usava o telefone fixo da Vivo e ainda nem havia o NOVE antes do número do celular! Sim, o mesmo número desde os celulares CDMA de antenas! Os números eram registrados nos próprios aparelhos! O tempo inesquecível! Mantive o mesmo número, mesmos emails mesmo endereço. Aqui é firme no solo meu filho! 🤣 Bem... Os títulos das modalidades não estão corretos, mas me dá um desconto de marinheiro de primeira viagem; afinal eu não era um designer gráfico ainda!
Esses layouts não vieram a público até o momento dessa publicação. Eu ainda estava meio indeciso quanto a nova identidade visual da empresa e por isso eu não investi nesse esquema. Resumindo sobre a identidade visual; ela era pesada nas cores que me complicaria no investimento em uniformes por exemplo. Quanto mais cores, mas pesado o orçamento e olha quantas cores! Por fim, pretendo reaproveitar algumas coisas legais que gostei no verso desse cartão e unir mais uma vez o útil ao agradável. Mas já na frente dele eu usei combinação de textos e ícones para representar ao máximo o que fazia e também frisei o primeiro ano de existência nos negócios. Atrás eu meio que segui o mapa de ícones no layout da frente com muito mais detalhes. Usei mais abrangência nas explicações sobre os serviços e mantive informações elementares e aquela frase maravilhosa com a referência bíblica junto.
Caso queira ficar por dentro de tudo que eu publicar aqui, se inscreva fornecendo seu email abaixo. Detesto SPAM e por isso não faço!
Meu terceiro cartão de apresentação impresso por um irmão em Cristo. Imagem: Arquivo Pessoal |
Esse modelo de cartão foi criado em 2010 e usei ainda o Photoshop para isso.
Trazia o meu segundo logo da história da empresa e falarei mais detalhadamente
sobre ele em outro artigo. Também era o tempo em que os celulares ainda não
traziam o "9" a mais no contato. Eu já não usava mais o nome "Ricardo Art´s"
por ser muito complicado para entender, escrever e ser americanizado demais e
usava o título "Comunicação Visual" para ampliar um pouco mais o entendimento
do que eu lidava e que está descrito no layout que se segue: Desenhos,
Letreiros, Pintura e Design Web (seja lá o que for isso). Detalhes sórdidos?
Desenhos = Ilustrações; Letreiros = Pintura Publicitária; Design
Web = Web Design. Embora eu lidasse superficialmente com blogs e coisas
da web, eu estava fictícios anos-luz de distância de ser um designer web! 🤣
Estou rindo porque só anos mais tarde eu me aprofundei nos nomes das
profissões que atuava e corrigi em artes posteriores. Designer Web são pessoas
que lidam com construção de sites, linguagem HTML, CSS e outras mais! Eu não
entendia NADA disso! Mas eu criava artes para blogs e plataformas digitais
como identidade visual, banners virtuais e capas; mas não era a mesma coisa!
😒 Ainda focado nos trabalho de pintura publicitária, deixei uma clara lista
de tais serviços com letras. Ainda uso o mesmo email que está disponível
aqui no blog. O blog já é outro, pois esse eu usava para publicar
artigos relacionados ao mundo da arte e até publiquei vários, mas resolvi unir
o útil ao agradável e mesclar portfólio com histórias e informações sobre arte
aqui mesmo. Espero que esteja curtindo.
Abandonei a causa nesse blog e até o domínio não atualizei mais. "Fazendo arte para a glória de Deus". Esse slogan maravilhoso, inspirador e verdadeiro, tem a essência primeiramente da minha vida com Deus e está conectado a um texto e recomendação do apóstolo Paulo:
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." 1 Coríntios 10:31
Contextualizei tudo que faço nesse conselho de Paulo e todas as vezes que alguém me questionava o porque dessa frase misteriosa eu abria uma explicação e uma pregação! E até hoje a uso onde quer que caiba usar! Enfim, os ícones para deixar ainda mais claro quais eram as modalidades de serviços dentro das artes que eu atendia e na época, quem imprimiu os cartões para mim com muito atraso e tentativa de aumento indevido no combinado de preços foi um irmão daqui da cidade que prefiro preservar o nome, mas depois dessa, eu mesmo encontrei fornecedores e tanto imprimi meus próprios cartões, quanto atendo clientes também.
Frente do modelo de 2012 com informações essenciais de contato, endereço, email e portfólio. Imagem: Arquivo Pessoal |
Parte de trás contendo os serviços mais requisitados pelos clientes. Imagem: Arquivo Pessoal |
Comecei a usar mockups demonstrando como as artes ficariam após impressão. Imagem: Arquivo Pessoal |
Amostra real de como ficaram os cartões após impressão. Imagem: Arquivo Pessoal |
Já no modelo de 2012 eu confesso que estava tentando explorar o fantasioso mundo facilitado dos modelos prontos e mockups e por um tempo muito breve eu usei para criar os meus cartões apenas e abandonei, passando a usar somente os moldes que simulavam as artes impressas. Esse modelo eu gostei demais e usei ele, mas nessa ocasião, eu infelizmente não coloquei a frase de Paulo que sempre coloco em meus cartões. Esse modelo durou anos até se acabar! E olha que eu distribuía em livrarias e lojas de tintas na cidade! O que achou desse modelo de cartão?
Melhorando não? 😁
Verso do cartão que ainda usava em 2023. Imagem: Arquivo Pessoal |
Já nesse modelo mais recente, na arte da frente, eu usava um logo diferente
que tem muita história por trás da sua criação; um fundo invocado com
detalhes dentro do mundo da arte; ainda usava "Comunicação Visual" e
destacava desde quando eu estava em atividade em Valparaíso e minha gratidão
a Deus. No verso, minhas informações essenciais e inúteis também. 😒 Já
tinha aprendido a usar os títulos das categorias corretamente e até QR Code
para acesso ao meu portfólio no Instagram! Aí vi progresso hein! 🤣 Falando
nisso, você já deu uma olhada no meu portfólio trem bala? Porque trem bala?
Porque atualizo ele assim que concluo cada trabalho realizado! Por aqui
demoro um pouco mais e tenho o trabalho de postar as histórias que não é
possível lá, mas paciência né?
Informações inúteis? Colocar um email que criei e NUNCA acessei depois de
ter criado. E também colocar o endereço do blog abandonado que não tinha
nada a ver com nada dessa proposta de distribuir cartões para os clientes.
Sem contar que confesso que tirando a arte de plano de fundo da parte da
frente, eu tomei ranço daquele octógono com aquele logo preto e azul. Tanto
é que tem toda uma dor de cabeça até que cheguei no modelo que uso nas cores
que estão atualmente sem problemas. Eu criei ainda outro modelo
intermediário antes desse que não escolhi para imprimir e vou deixar aqui
para que você possa ao menos conhecer.
Frente do layout criado com um dos logos intermediários que
criei. Imagem: Arquivo Pessoal |
Verso do layout do cartão que não cheguei a imprimir por questão que
já explico. Imagem: Arquivo Pessoal |
Esses layouts não vieram a público até o momento dessa publicação. Eu ainda estava meio indeciso quanto a nova identidade visual da empresa e por isso eu não investi nesse esquema. Resumindo sobre a identidade visual; ela era pesada nas cores que me complicaria no investimento em uniformes por exemplo. Quanto mais cores, mas pesado o orçamento e olha quantas cores! Por fim, pretendo reaproveitar algumas coisas legais que gostei no verso desse cartão e unir mais uma vez o útil ao agradável. Mas já na frente dele eu usei combinação de textos e ícones para representar ao máximo o que fazia e também frisei o primeiro ano de existência nos negócios. Atrás eu meio que segui o mapa de ícones no layout da frente com muito mais detalhes. Usei mais abrangência nas explicações sobre os serviços e mantive informações elementares e aquela frase maravilhosa com a referência bíblica junto.
O que achou dos layouts da Ricardo Arts e da evolução nos meus trabalhos? Já
nesse último layout que estou usando, já tinha mais intimidade com o Corel
Draw e usava gabaritos para montar minhas artes e tinha fechado com
parceiros distantes para produzir tanto meus materiais quanto os de clientes
e tudo foi melhorando cada vez mais, graças a Deus. Já tenho o desejo de
criar outra versão de cartão, mas preciso consumir as centenas que ainda
tenho em mãos. Afinal, dinheiro não cai do céu! 😬 Lembrando que se você
ainda não tem uma arte bacana de cartão para seu negócio ou empresa, posso
te ajudar com isso! E se você for cidades no país que a logística alcance,
até posso entregar os cartões impressos para você! Só entrar em contato para
um orçamento detalhado pelo WhatsApp pelos ícones aqui no blog!
Caso queira ficar por dentro de tudo que eu publicar aqui, se inscreva fornecendo seu email abaixo. Detesto SPAM e por isso não faço!
Postar um comentário