Logotipos Ricardo Arts que criei em 2012 em diante! Quanta nostalgia! É nada,
ainda tenho esse logo aqui e ali, como no caso dos uniformes excelentes que
duram até hoje e não estou nada afim de jogar eles fora apenas por trocar de
identidade visual. Mas eu tenho uma história interessante para compartilhar com
você neste artigo, além dos meus trabalhos claro.
Modelos de Logos Ricardo Arts
A minha primeira identidade visual, consistia em um mouse
de computador, deixando um rastro de tinta amarela onde coloquei o nome da
empresa daquele modelo "Ricardo Art's". Eu nem sonhava o que era design gráfico e fiz numa completa inocência no Photoshop em 2010 se eu não estiver enganado. Eu já criava umas gambiarras no Photoshop e por isso o mouse representando essa modalidade e o rastro de tinta, subentendo a pintura tradicional. Nada a ver , e hoje eu sei. 😒 Aos poucos fui ficando mais
experiente, até fazer meu curso de design gráfico pelo Instituto Piagget e me
profissionalizar de vez. Vamos ao que interessa e vou dando detalhes!
Caso queira ficar por dentro de tudo que eu publicar aqui, se inscreva fornecendo seu email abaixo. Detesto SPAM e por isso não faço!
Logo Ricardo Arts de 2012, vetorizado. Imagem: Arquivo Pessoal |
Depois da primeira logomarca que criei em conhecimento prévio de desenhos
gráficos em vetor, eu criei essa a partir de muitos rascunhos que tenho até
hoje em meu bloco de rascunho e caderno de desenho! Depois de muito estudar
e procurar sentido e cores específicas eu cheguei a esse resultado que
permaneceu durante 10 anos! Acredite se quiser! Eu criei a partir de um
modelo que vi na internet, contendo esse "bonequinho" e o restante eu tive
que bolar rascunhando e estudando. O "bonequinho" em movimento de ação, traz
minha forma ágil de entregar meus serviços. O pincel e a palheta de cores,
remetem à modalidade que eu ainda dominava mais de pintura publicitária e
artística. As cores na paleta engrandecem meu país que hoje é achincalhado
por comunas. Deixa para lá...
A metade em azul, representa tecnologia, apontando para o futuro que a
empresa já adentrava e o "R" claramente faz alusão à "Marca Registrada".
Brincadeira! É "Ricardo" mesmo! 🤣 Criei o círculo para poder trabalhar em
estampas escuras que pudessem fazer sumir os detalhes pretos e foi isso.
Assim que fui dispensando da usina (Cosan / Raízen), eu investi em
propagandas e uniformes que tenho até hoje (2023). Também fiz cartões e
flyers; estes ainda tenho centenas comigo! E também pretendo consumir à
jogar fora claro. Mas além desse modelo eu tive alguns intermediários e até
um momento de desespero quando resolvi justamente atualizar minha identidade
visual para se adequar à era nova da empresa. Pense numa dor de cabeça que
eu tive!
Esse foi um dos modelos intermediários que não me agradaram. Eu estava com a
vida bem movimentada e a inspiração quando era para trabalhar a meu favor,
não funcionava muito bem. Enrosquei por quase um mês pesquisando modelos
para me inspirar, rascunhando, pedindo opiniões e montando até mesmo
projetos no CoreDraw. Qual o sentido nessa logomarca? Quis transmitir uma
essência amigável com o copo de... Café? E o símbolo da comunicação para
representar a comunicação visual. O texto
"Arte e Comunicação Visual" demonstra o quanto eu estava perdido no
que colocar até ali! Foram dias inesquecíveis no pior sentido que nem gosto
de lembrar! Eu desejei muito voltar para o antigo, mas não dava mais! É como
desejar um carro flex e depois de tentativas falhas de fazer um consórcio ou
parcelar um, você desejar voltar para o Fiat 147! Apelei agora não? 😬
Esse veio depois da frustração da caneca falante sem sentido. Já comentei um
pouco sobre ele num artigo nas artes de cartões que já fiz para a Ricardo
Arts aqui e apesar de ter ficado todo cheguei de colorido e muito bem
representativo, quando eu me lembrava do sistema de impressão de camisas por
telas para cada cor e o valor que isso custaria, eu desanimei nesse exato
momento! Foi então que abri mão desse também e resolvi simplificar mais, sem
perder o foco dos meus objetivos: Modernizar o significado e atuação da
empresa no mundo das artes. Lamentei no fundo, ter que deixar esse para
trás, mas ia ficar dispendioso custear uniformes com tantas cores assim. 😒
Sim, a caneca de novo! 🤣 Ela esta me perseguindo! Eu realmente estava
perdido demais! Tentei nesse modelo, usar a bendita caneca com materiais de
desenho para deixar claro minhas atividades, e essa cor azul para reforçar
ainda mais a modernidade na Ricardo Arts e adivinha só? Eu cismei com essa
caneca de novo! Cheguei a usar essa identidade visual no muro de casa, mas
graças a Deus eu já apaguei também. E não via a hora! É como dizem as más
línguas: "Na casa do ferreiro, os espeto de churrasco é de 'pau'!". O
mesmo que dizer que na casa do designer, as coisas andam mal. Uma identidade
nos uniformes, outra na publicidade no muro e outra nas redes sociais? Algo
de errado não está certo! Mas logo eliminei essa ideia e cortei as
aplicações! Enfim, espírito, alma e corpo chegaram a um consenso, depois de
muita bagunça e oração.
Mas calma que não foi tão fácil e rápido assim não! Eu entrei em colapso
como criador e artista e não sabia mais o que fazer em um determinado
momento e seguindo alguns conselhos eu resolvi pagar um outro profissional
como naquele caso da faixa que estraguei da igreja, lembra? Então... Eu
procurei um profissional no Mercado Livre e depois de gostar dos trabalhos
dele, eu paguei para ele criar para mim e o coitado fez foi sofrer! Se eu
mesmo não me agradava, quanto mais outro artista! O cara pegou todas
informações e formando o briefing, ele foi trabalhar. Eu queria algo que
carregasse a letra do meu nome, e o simbolismo das artes tradicionais e
digitais modernas com cores próprias representando o mesmo. O cara me
atendeu super bem via WhatsApp e foi super profissional, mas o chato era eu
mesmo. Super, hiper, mega perfeccionista! Ele acabou desistindo e devolveu
meu dinheiro ainda! Nota 10 para esse profissional!
Mas confesso que uma de suas ideias me acenderam uma fagulha de inspiração e
comecei a trabalhar rascunhando e buscando justamente o que eu queria. Tinha
que ser de fácil entendimento, representando satisfatoriamente as categorias
de artes que eu estava atuante e também com cores alegres e que fosse barato
para produzir uniformes e assinar obras nas pinturas publicitárias também
(mas até hoje tenho ranço de assinar obras com complexidade 😒). Cheguei
então a esse modelo que depois de testar em cores diversas e layouts
diferentes, gostei mais assim! Dentro da psicologia das cores, a simbologia
e o significado da cor amarela estão diretamente relacionados ao sol; por
isso mesmo, é uma cor que evoca sentimentos de alegria, felicidade, otimismo
e calor. As ferramentas estão implícitas na letra "R", trazendo tanto as
artes tradicionais, quanto as digitais no pincel e na caneta bico de
pena!
E foi assim que eu me conformei, fiquei feliz e contente, não paguei outro
profissional para não carregar esse peso na consciência e venci o pior dos
desafios: Agradar a mim mesmo! 🤣 Desde de Dezembro de 2020 que estou com
esse logo e ansioso para renovar todos os materiais impressos que ainda
restam e os uniformes! Já estou pensando em alguns leves ajustes, mas nada
demais que me coloque no beco sem saída da escuridão mental! Espero que
tenha gostado da evolução da identidade visual da Ricardo Arts e se precisar
criar uma arte exclusiva para o seu negócio, pode contar comigo! Ou talvez
você também queira dar uma renovada e atualizar sua marca. Conte comigo!
Quero saber sua opinião sobre essa história também.
Caso queira ficar por dentro de tudo que eu publicar aqui, se inscreva fornecendo seu email abaixo. Detesto SPAM e por isso não faço!
Postar um comentário