Identidade Visual - Ricardo Arts de Valparaíso

Logotipos Ricardo Arts que criei em 2012 em diante! Quanta nostalgia! É nada, ainda tenho esse logo aqui e ali, como no caso dos uniformes excelentes que duram até hoje e não estou nada afim de jogar eles fora apenas por trocar de identidade visual. Mas eu tenho uma história interessante para compartilhar com você neste artigo, além dos meus trabalhos claro. 



Modelos de Logos Ricardo Arts

A minha primeira identidade visual, consistia em um mouse de computador, deixando um rastro de tinta amarela onde coloquei o nome da empresa daquele modelo "Ricardo Art's". Eu nem sonhava o que era design gráfico e fiz numa completa inocência no Photoshop em 2010 se eu não estiver enganado. Eu já criava umas gambiarras no Photoshop e por isso o mouse representando essa modalidade e o rastro de tinta, subentendo a pintura tradicional. Nada a ver , e hoje eu sei. 😒 Aos poucos fui ficando mais experiente, até fazer meu curso de design gráfico pelo Instituto Piagget e me profissionalizar de vez. Vamos ao que interessa e vou dando detalhes! 


Logo Ricardo Arts de 2012, vetorizado. Imagem: Arquivo Pessoal


Depois da primeira logomarca que criei em conhecimento prévio de desenhos gráficos em vetor, eu criei essa a partir de muitos rascunhos que tenho até hoje em meu bloco de rascunho e caderno de desenho! Depois de muito estudar e procurar sentido e cores específicas eu cheguei a esse resultado que permaneceu durante 10 anos! Acredite se quiser! Eu criei a partir de um modelo que vi na internet, contendo esse "bonequinho" e o restante eu tive que bolar rascunhando e estudando. O "bonequinho" em movimento de ação, traz minha forma ágil de entregar meus serviços. O pincel e a palheta de cores, remetem à modalidade que eu ainda dominava mais de pintura publicitária e artística. As cores na paleta engrandecem meu país que hoje é achincalhado por comunas. Deixa para lá... 





A metade em azul, representa tecnologia, apontando para o futuro que a empresa já adentrava e o "R" claramente faz alusão à "Marca Registrada". Brincadeira! É "Ricardo" mesmo! 🤣 Criei o círculo para poder trabalhar em estampas escuras que pudessem fazer sumir os detalhes pretos e foi isso. Assim que fui dispensando da usina (Cosan / Raízen), eu investi em propagandas e uniformes que tenho até hoje (2023). Também fiz cartões e flyers; estes ainda tenho centenas comigo! E também pretendo consumir à jogar fora claro. Mas além desse modelo eu tive alguns intermediários e até um momento de desespero quando resolvi justamente atualizar minha identidade visual para se adequar à era nova da empresa. Pense numa dor de cabeça que eu tive! 



Esse foi um dos modelos intermediários que não me agradaram. Eu estava com a vida bem movimentada e a inspiração quando era para trabalhar a meu favor, não funcionava muito bem. Enrosquei por quase um mês pesquisando modelos para me inspirar, rascunhando, pedindo opiniões e montando até mesmo projetos no CoreDraw. Qual o sentido nessa logomarca? Quis transmitir uma essência amigável com o copo de... Café? E o símbolo da comunicação para representar a comunicação visual. O texto "Arte e Comunicação Visual" demonstra o quanto eu estava perdido no que colocar até ali! Foram dias inesquecíveis no pior sentido que nem gosto de lembrar! Eu desejei muito voltar para o antigo, mas não dava mais! É como desejar um carro flex e depois de tentativas falhas de fazer um consórcio ou parcelar um, você desejar voltar para o Fiat 147! Apelei agora não? 😬



Esse veio depois da frustração da caneca falante sem sentido. Já comentei um pouco sobre ele num artigo nas artes de cartões que já fiz para a Ricardo Arts aqui e apesar de ter ficado todo cheguei de colorido e muito bem representativo, quando eu me lembrava do sistema de impressão de camisas por telas para cada cor e o valor que isso custaria, eu desanimei nesse exato momento! Foi então que abri mão desse também e resolvi simplificar mais, sem perder o foco dos meus objetivos: Modernizar o significado e atuação da empresa no mundo das artes. Lamentei no fundo, ter que deixar esse para trás, mas ia ficar dispendioso custear uniformes com tantas cores assim. 😒


Sim, a caneca de novo! 🤣 Ela esta me perseguindo! Eu realmente estava perdido demais! Tentei nesse modelo, usar a bendita caneca com materiais de desenho para deixar claro minhas atividades, e essa cor azul para reforçar ainda mais a modernidade na Ricardo Arts e adivinha só? Eu cismei com essa caneca de novo! Cheguei a usar essa identidade visual no muro de casa, mas graças a Deus eu já apaguei também. E não via a hora! É como dizem as más línguas: "Na casa do ferreiro, os espeto de churrasco é de 'pau'!". O mesmo que dizer que na casa do designer, as coisas andam mal. Uma identidade nos uniformes, outra na publicidade no muro e outra nas redes sociais? Algo de errado não está certo! Mas logo eliminei essa ideia e cortei as aplicações! Enfim, espírito, alma e corpo chegaram a um consenso, depois de muita bagunça e oração. 


Mas calma que não foi tão fácil e rápido assim não! Eu entrei em colapso como criador e artista e não sabia mais o que fazer em um determinado momento e seguindo alguns conselhos eu resolvi pagar um outro profissional como naquele caso da faixa que estraguei da igreja, lembra? Então... Eu procurei um profissional no Mercado Livre e depois de gostar dos trabalhos dele, eu paguei para ele criar para mim e o coitado fez foi sofrer! Se eu mesmo não me agradava, quanto mais outro artista! O cara pegou todas informações e formando o briefing, ele foi trabalhar. Eu queria algo que carregasse a letra do meu nome, e o simbolismo das artes tradicionais e digitais modernas com cores próprias representando o mesmo. O cara me atendeu super bem via WhatsApp e foi super profissional, mas o chato era eu mesmo. Super, hiper, mega perfeccionista! Ele acabou desistindo e devolveu meu dinheiro ainda! Nota 10 para esse profissional! 

Mas confesso que uma de suas ideias me acenderam uma fagulha de inspiração e comecei a trabalhar rascunhando e buscando justamente o que eu queria. Tinha que ser de fácil entendimento, representando satisfatoriamente as categorias de artes que eu estava atuante e também com cores alegres e que fosse barato para produzir uniformes e assinar obras nas pinturas publicitárias também (mas até hoje tenho ranço de assinar obras com complexidade 😒). Cheguei então a esse modelo que depois de testar em cores diversas e layouts diferentes, gostei mais assim! Dentro da psicologia das cores, a simbologia e o significado da cor amarela estão diretamente relacionados ao sol; por isso mesmo, é uma cor que evoca sentimentos de alegria, felicidade, otimismo e calor. As ferramentas estão implícitas na letra "R", trazendo tanto as artes tradicionais, quanto as digitais no pincel e na caneta bico de pena! 





E foi assim que eu me conformei, fiquei feliz e contente, não paguei outro profissional para não carregar esse peso na consciência e venci o pior dos desafios: Agradar a mim mesmo! 🤣 Desde de Dezembro de 2020 que estou com esse logo e ansioso para renovar todos os materiais impressos que ainda restam e os uniformes! Já estou pensando em alguns leves ajustes, mas nada demais que me coloque no beco sem saída da escuridão mental! Espero que tenha gostado da evolução da identidade visual da Ricardo Arts e se precisar criar uma arte exclusiva para o seu negócio, pode contar comigo! Ou talvez você também queira dar uma renovada e atualizar sua marca. Conte comigo! Quero saber sua opinião sobre essa história também. 

Caso queira ficar por dentro de tudo que eu publicar aqui, se inscreva fornecendo seu email abaixo. Detesto SPAM e por isso não faço!



Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem