Padaria da Vânia - Desenhos Ilustrativos em Paredes

Pintura Publicitária e Desenhos na Padaria da Vânia. Aqui também tem uma história muito chata e por pouco eu não fico no prejuízo nesse episódio envolvendo um parceiro e muita enrolação no trabalho. Eu já estava me destacando bem nos trabalhos de Pintura Publicitária pela cidade, mas ainda fazia meus trabalhos como pintor e trabalhava como funcionário da usina (Cosan / Raízen). Essa padaria existe até hoje, mas evoluiu imensamente, se tornando a padaria maior de toda a região de Araçatuba! Que privilégio pode ter feito parte da história dessa empresa que ainda está de pé na cidade de Valparaíso. A família do cliente e eu nos tornamos amigos e isso é da minha personalidade como profissional: Fazer amizade com meus clientes. Vamos conferir mais essa história na minha vida? 

Primeiras artes feitas na Padaria Vânia foram o Cebolinha e a Mônica nos banheiros.
Imagem: Arquivo Pessoal

Pintura Publicitária e Artística na Padaria Vânia

Wellington e Vânia, dois amigos que marcaram minha história pela confiança, vida de trabalhadores e pelo seu crescimento em nossa cidade. Chegaram aqui ajudando o tio dele em sua padaria e depois que seu tio fechou sua padaria, ele abriu nesse local com esse nome e foi ali que o sucesso deles começou. Precisavam dar novos ares para o prédio e um profissional do ramo da pintura artística que vivia aqui também e era bem mais profissional, combinou com eles e atrasou excessivamente para entregar o orçamento. Eu vi o estabelecimento pintado e sem propaganda e me aventurei a questionar se iriam escrever ou usar outras mídias impressas e me contaram do outro profissional e já quis me retirar. Eles pediram um orçamento e eu sem compromisso me propus a fazer. 

Alguns dias depois de dar meu orçamento, o dono da padaria apareceu em casa e logo atrás dele, o Leão (Pintor Publicitário). Quando estávamos quase fechando negócio, ele se intrometeu e me pediu para fecharmos uma parceria e muito inocente que eu era e não conhecedor do seu caráter falho como profissional, topei fazer os desenhos que era meu forte e ele as letras. Tudo certo? Não! Na prática, ele já havia me dado canseira em outro trabalho que pediu minha parceria apenas para aproveitar meu compressor e pistola de pintura! Me deixou trabalhando sozinho, saía para fazer outros serviços e recebeu no final o pagamento 100% e não me pagou! Ah infeliz! Dessa vez, embora eu na inocência topei parceria com ele, pude ver ele fazer a mesma coisa de antes.





Ele desaparecia para fazer outros trabalhos e não falava nada para ninguém, mas como eu estava cumprindo minha parte, só cuidei em ter uma conversa com o cliente sobre meu pagamento e ele já ficou ciente de tudo por passar algumas vezes ali e não ver o sujeito trabalhando. E sempre que me perguntava onde ele estava, eu dizia simplesmente a verdade: "Não tenho ideia.". Fiz esses dois desenho nas portas dos banheiros e ilustrar assim era muito comum nesses dias. Os profissionais usavam desenhos de chapéu ou sombrinha para representar os banheiros masculinos e femininos por conta de haver muitos analfabetos antigamente e eu resolvi inovar para ajudar os trabalhadores rurais que também contava com muitos sem leitura. O Cebolinha e a Mônica foram feitos na área da frente e ao lado da padaria fiz outras artes sendo um padeiro no estilo cartoon, uma xícara de café quente e o logo da Copa do Mundo de 2010, esse era o ano a propósito. Foi justamente nesse ano que eu fui dispensado da usina (Cosan / Raizen).

Nessa parede eu fiz apenas as ilustrações e o Leão os textos aos empurrões.
Imagem: Arquivo Pessoal

Me lembro que nesse tempo eu ainda lutava por conquistar clientes no centro comercial da cidade e só haviam profissionais já conhecidos dos comerciantes e eu era peixe pequeno, mas já começava a aparecer e fazer um dinheiro com pintura publicitária consideravelmente. Mas sempre cobrava barato por ter meu salário na usina garantido todo mês. Infelizmente os celulares nessa época ainda eram fracos de qualidade e por isso os detalhes ficaram assim, mas dá pra notar que eu já estava encarando sem medo os desafios como desenhar esses desenhos em paredes dessa proporção. Ela tem em torno de 5x8mts aproximadamente! Cabe salientar que desenhar em uma folha de papel sentado em casa é um desafio e desenhar os mesmos desenhos com proporções ampliadas usando escada, segurando tinta numa mão e pincel na outra com sol quente nas costas é outro! Pense num sofrimento que passei por longos 18 anos até a composição deste artigo... 





Mas para concluir o relato de dar mais detalhes, eu simplesmente uso lápis ou giz escolar de lousa para rabiscar os desenhos e outras ferramentas como régua, compasso e pinceis com cerdas de boi para pintar tudo com tinta látex (nesse caso). As cores eu sempre usei branco de base e corantes para criar qualquer tonalidade que precisava. E quanto ao final da história? Acabei minha parte, recebi meu dinheiro e caí fora para a próxima missão. Sempre com ordem e paciência, obedecendo a sequência. Já o Leão, demorou para terminar a parte dele, deixava os pincéis expostos e secando no sol e ainda gastou toda sua parte com descontos do que devia na padaria! Ele pegou R$5,00 da sua parte! Lastimável como bons profissionais se perdem assim... Ainda falarei mais dele por aqui com certeza. Era um excelente profissional no que fazia, porém, desandado. Já não existe em nós, infelizmente. Mas quero saber de você se ainda existem profissionais que fazem isso em sua cidade ou não mais? 

Caso queira ficar por dentro de tudo que eu publicar aqui, se inscreva fornecendo seu email abaixo. Detesto SPAM e por isso não faço!



Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem