Aplicação de Luz e Sombra em Objetos e Superfícies

Enfim, estudos no desenho da aplicação de luz e sombra. É uma etapa que todos os desenhistas precisam conhecer e treinar muito porque são vários tipos de representações com diversa fontes diferentes e reflexos também. Vaira desde a quantidade, passando pela intensidade e projeção de cores da fonte sobre o objeto! Talvez você já tenha visto e reparado nesses detalhes em artes por aí que representem mais a realidade. Esse estilo também pode ser visto de forma mais suave ou minimamente representada em desenhos caricatos e quadrinhos infantis; mas é essencial para representar a luz do sol e luzes artificiais em cenas noturnas; seja para desenhos de cenários em histórias, quadros ou ilustrações em livros. Mas foi mais um conhecimento extra que adquiri através do IUB. E sim, compartilharei os momentos, sensações, técnicas e como foram feitos os desenhos com certeza. 

Seguindo as lições, eu desenhei objetos, fontes de luz e criei amostras de grafites HB.
Imagem: Arquivo Pessoal

Aplicando Luz e Sombra em Objetos

Entendeu quando eu citei em outros artigos os lápis HB? Eles são muito utilizados nesse estilo de desenho em preto e para sombreamento dos mesmos. Note que existem diversos tipos de irradiação de luz e fontes das mais variadas no tamanho, distância e como citado, nas cores, quando o desenho for colorido. Note ainda que é preciso atenção ao representar as sombras nos objetos, obedecendo seus volumes e texturas. E seguindo sempre a direção correta em que a luz está atingindo os objetos. No esmaecimento das sombras também é preciso prestar atenção. A técnica de usar o esfuminho ou os dedos para deixar o efeito ainda mais realista é essencial e eu usei para fazer essas diferentes possibilidades! Os grafites melhores para se trabalhar nesses casos são os macios. Note quantos tipos existem e como eles ficam dos traços mais leves até os mais densos nas escalas que demonstrei no topo da folha. 





Especificamente existem alguns tipos de sombras que são a paralela, cônica, oblíqua, e a própria dos objetos, em alguns casos, abrindo ou fechando conforme a fonte de luz e seu tamanho. E sempre é bom usar um pedaço de papel ou luva própria que já existe no mercado para fazer esse tipo de desenho para não manchar o papel com o suor das mãos. Além dessas dicas, eu sempre gostei de ir além e testar meu aprendizado em situações mais complexas que estão além do que me foi ensinado no curso e o resultado ficou satisfatório, mesmo para mim que sou chato demais comigo mesmo. Abaixo os testes que fiz em cenários diferentes e mais compostos, mas sem perder o estilo de desenho sombreado. Existem ainda estilos de sombras com linhas paralelas, diagonais ou cruzadas, que são conhecidas como as famosas hashuras. 

Aplicação de luz e sombra em diferentes cenários e objetos com formas e texturas diferentes.
Imagem: Arquivo Pessoal

Prestou atenção em como apliquei os reflexos e sombras em diferentes objetos com tamanhos, formas e texturas variadas? É assim que funciona na vida real ao seu redor! Quanto maior a luminosidade da superfície do objeto, maior o reflexo e quanto mais escuro ele for também, menos reflexo e mais sombra. E o objeto transparente, viu que fácil representar suas sombras na luz que o atravessa? Deus é mais! E ainda temos os casos em que a sombra se projeta sobre obstáculos como paredes e outros objetos. Enfim, os objetos das mais variadas formas no canto inferior direito da página eu aproveitei o espaço que sobrou ali para treinar desenhar mais formas sem uso de ferramentas! Eu disse que eu gosto de apelar e ser chato comigo mesmo, não disse? O que achou desse estilo de desenho com luz e sombra? Achou complexo como eu ou aparentemente fácil? 

Caso queira ficar por dentro de tudo que eu publicar aqui, se inscreva fornecendo seu email abaixo. Detesto SPAM e por isso não faço!



Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem