Ricardo Arts - Desenhando Expressões Faciais

Desenhando expressões faciais. Antes de prosseguir contando a história desses desenhos de treinamento; peço desculpas pela bagunça com a ordem cronológica, pois os trabalhos não estão organizados assim e por isso mesmo estarei publicando alguns trabalhos mais atualizados e outras vezes, exercícios. Estes são mais desenhos de treinamento que prossegui depois do curso do Instituto Universal Brasileiro, para expandir meus conhecimentos além de tudo que havia aprendo prazerosamente. Como no curso deles não abrangia tudo no mundo da arte (e isso é impossível), eu resolvi por conta própria iniciar estudos à parte com materiais dispersos nas bancas da cidade e em Araçatuba, cidade vizinha mais abastada desses recursos e ferramentas. Quer saber mais sobre essas obras de arte? Fique comigo até o fim deste artigo e depois se quiser navegar mais por aqui, tem muito conteúdo antigo sendo renovado e novo chegando em breve. 

Como sempre, eu fui além nos treinos, criando personagens e desenhando conhecidos também.
Imagem: Arquivo Pessoal.

Desenhando Expressões Faciais

Eu foquei nesse caso em rostos masculinos e treinava muito, usando rostos conhecidos e novos, criados por mim. Usava revistas que comprava com dicas sobre o assunto e também revistas comuns de moda, entre outras para copiar e analisar expressões das pessoas. Confesso que desenhar expressões humanas é realmente um terreno vasto e difícil de se trilhar, pois as expressões humanas são quase que incontáveis! E embora decorei algumas em mente, outras mais complexas e menos usuais no desenho, invocam uma observação emergencial que nesses dias sem internet e "Ok Google" era bem mais difícil! Espero que não esteja rindo da situação, porque essa era minha realidade e de muitos como eu que amavam desenhar e não tinham ferramentas e canais como os que existem hoje que nos trazem tudo que precisamos nas mãos e nos deixam até limitados na preguiça de desenhar. Essa é a verdade... 

Treinando rostos masculinos em meu bloco de rascunhos.
Imagem: Arquivo Pessoal







Mas me diz aí, dá pra reconhecer alguns personagens nesses simples desenhos? Liste nos comentários quem você conseguiu identificar para eu analisar se você realmente tem o dom da boa observação. Os desenhos sempre que eram feitos no intuito de treinamento, os fazia mais simples assim mesmo, sem se preocupar com cores e desenhar corpos. Eu bem sei que a postura do corpo também auxilia nas expressões, mas vamos com calma pelo amor de Deus! Eu estava treinando muito nesse tempo para poder ter as manhas de um profissional de verdade! E sim, evolui até bem e passei desses básicos desenhos de rosto, para desenhos de expressões com bustos como pode conferir abaixo: 

Aqui eu tentei caprichar um pouco mais nos detalhes.
Imagem: Arquivo Pessoal

É isso. Esse tipo de conhecimento é muito usado para muitas ocasiões que vão desde retratos até desenhar personagens de histórias em quadrinhos (meu sonho pessoal). Espero que tenha curtido mais essa remessa de exercícios que executei com lápis HB de diversas durezas de ponta e fazem parte do meu histórico como desenhista. Se ficar comigo aqui no blog, em breve poderá ver os mais evoluídos passos da minha carreira com certeza. Estava precisando fazer essas atualizações por aqui, para que não deixasse mais aquela impressão de limitação e falta de evolução. Deixe sua opinião sobre esses desenhos e até sobre o blog. Adoraria sim saber sua opinião! Respondo a todos sempre com muita atenção! Deus abençoe você, sua família e seus negócios! 


Caso queira ficar por dentro de tudo que eu publicar aqui, se inscreva fornecendo seu email abaixo. Detesto SPAM e por isso não faço!



Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem